O volume das exportações de Moçambique para a União Europeia (UE) atingiu a cifra de 5,3 mil milhões de dólares contra 4,19 mil milhões de dólares de importações no período compreendido entre 2020 e 2024.
A informação foi avançada esta segunda-feira (17) em Maputo, pelo ministro da Economia, Basílio Muhate, destacando que a UE assume actualmente a primeira posição na lista dos maiores parceiros comerciais de Moçambique.
Segundo Basílio Muhate, que durante a primeira edição do Networking Europeu, que juntou Câmaras de Comércio de Moçambique, Europa, Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), empresários moçambicanos europeus e outros convidados, o Executivo moçambicano reconhece os esforços dos empresários europeus e outros na criação de empregos no País.
“Isso realça o papel que a União Europeia tem como nosso maior parceiro comercial multilateral”, acrescentou o governante, encorajando os empresários europeus a trabalharem sempre em articulação com instituições nacionais de apoio ao investimento, fomento empresarial e comércio externo, tendo em conta o seu papel no processo de reformas em curso no País.
Já o embaixador da União Europeia acreditado em Moçambique, Antonino Maggiore, ressalvou que todos têm a missão de trabalhar com todas as forças do País de modo a acompanhar as reformas e desenvolvimento.
“Nós como União Europeia, estamos prontos para apoiar essas reformas, a parceria Moçambique e União Europeia é muito profunda e a cooperação com o sector privado é fundamental na nossa estratégia global, baseada sobre o conceito conectividade”, reiterou Magiore.
(Foto DR)
Deixe uma resposta