Colaboradores da saúde financiados de ONG’s norte-americanas retomam trabalhos em Maputo  

Colaboradores da saúde financiados de ONG’s norte-americanas retomam trabalhos em Maputo  

Cerca de mil e duzentos colaboradores do sector da saúde, pertencentes a diferentes organizações não governamentais norte-americanas, retomaram ontem os seus postos de trabalho, em diferentes unidades sanitárias, na província de Maputo.

São trabalhadores das áreas de luta contra o HIV e a Tuberculose, que voltaram a assumir seus postos depois da revogação da ordem executiva norte-americana, que anunciava a suspensão da assistência ao desenvolvimento estrangeiro por noventa dias.

De acordo com a Rádio Moçambique a informação foi avançada, esta segunda-feira, pelo diretor Provincial da Saúde, em Maputo, Daniel Tchemane

Tchemane, que falava durante a primeira sessão ordinária do Conselho Executivo provincial, afirmou que as duas últimas semanas de suspensão foram de transtornos no que ao trabalho diz respeito.

“Tínhamos grandes constrangimentos para fazer a recolha de dados na qualidade que nós fazemos para estes programas, porque temos uma série de digitadores de dados que são pagos por esta organização”, disse o responsável citado pela RM.

“Foram duas semanas com muitos constrangimentos e também tivemos que parar com algumas actividades de supervisão”, acrescentou.

Na última quinta-feira , o governo de Donald Trump aprovou a retomada imediata do tratamento do HIV & Sida e Tuberculose em 55 países incluindo Moçambique.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.