África do Sul deporta 80 moçambicanos por prática de mineração ilegal

África do Sul deporta 80 moçambicanos por prática de mineração ilegal

O Governo sul-africano revelou ter deportado, desde Agosto do ano passado, 80 moçambicanos acusados de prática de mineração ilegal, na província de North West.

Segundo o Ministério sul-africano dos Assuntos Internos, no mesmo período foram enviados para os países de origem 30 basuthos, dez zimbabueanos, um congolês e um malauiano.

Falando este domingo (02), o comandante geral da polícia sul-africana, Fannie Masemola, que apresentava o rescaldo das operações levadas a cabo na última quadra festiva, revelou que no total foram detidos mais de 1700 mineiros ilegais, na sua maioria estrangeiros, incluindo moçambicanos.

Citado pela Rádio Moçambique, Masemola acrescentou que, neste momento, ainda decorre o processo de identificação de corpos de cerca de 80 mineiros ilegais que perderam a vida no interior de uma mina de ouro de Stilfontein, em North West. Este processo envolve as famílias dos falecidos.

“O departamento de patologia forense  está ocupado com as autópsias com a assistência do centro de identificação de vítimas, onde as impressões digitais e amostras para análise de DNA estão a ser  coletadas e enviadas a um laboratório para análise. Nossas equipas já colectaram amostras dos falecidos e impressões digitais de familiares para tentarmos identificar estas pessoas”, disse Masemola.

A fonte sublinhou que ao mesmo tempo prossegue a perseguição de um suposto mandante da mineração ilegal que fugiu das mãos da autoridades, levando à detenção de pelo menos quatro agentes.

De acordo com o general Masemola, desde o inicio da operação visando acabar com a mineração ilegal, em Dezembro de 2023, foram detidos mais de 18 mil suspeitos, na sua maioria imigrantes ilegais.

 

(Foto DR)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.