No ano passado, mais 204 pessoas se tornaram bilionárias em todo o mundo, elevando o total de magnatas para 2.769, segundo um relatório da Oxfam.
A velocidade de crescimento de bilionários em 2024 foi três vezes superior ao ano anterior. Juntas, as fortunas dos bilionários totalizam 15 triliões de dólares.
O crescimento foi de dois triliões em apenas 12 meses, representando o segundo maior aumento anual desde o início dos registos.
O relatório “Às custas de quem? – A origem da riqueza e a construção da injustiça no colonialismo” aponta que, se a tendência de crescimento se continuar, o mundo poderá ver não apenas o primeiro trilionário, como previsto anteriormente, mas uma multiplicação desse número, com até cinco trilionários a surgir na próxima década.
O outro lado, o número de pessoas pobres continuar a elevar o seu expoente, com dados do Banco Mundial indicando pouca mudança desde 1990.
Este contraste, consoante a Oxfam, revela a disparidade crescente entre os mais ricos e os mais pobres, especialmente no contexto do Norte e Sul do mundo. Em 2023, o 1% mais rico dos países do Norte retirou 30 milhões de dólares por hora dos países do Sul Global.
O relatório revela que os países do Norte Global continuam a controlar maior parte da riqueza mundial.
Deixe uma resposta