O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê a ocorrência de mais um ciclone tropical na presente época chuvosa e ciclónica, que vai de Novembro a Abril do próximo ano, totalizando dois depois da passagem do ˝Chido˝, que atingiu a costa norte do país na semana passada.
Dados de previsão sazonal da época chuvosa 2024/2025 referem que, durante o período em análise, serão formadas 12 tempestades no Oceano Índico, das quais cinco poderão chegar ao estágio de ciclone tropical, um dos quais já atingiu o canal de Moçambique.
Numa publicação do jornal Notícias, o director-geral do INAM, Adérito Aramugi, apontou que para além deste ciclone que fustigou a província de Cabo Delgado e Nampula, agravando as necessidades das populações no norte do país, mais um evento climático extremo pode vir a acontecer nos próximos meses.
“Já é de domínio de quase todos que somos vulneráveis aos ciclones que se formam no sudoeste do oceano e fazem o trajecto em direcção a Oeste do canal de Moçambique. Durante esta trajectória, fazemos o acompanhamento e as previsões do seu impacto e estamos em alerta para a ocorrência de mais um provável fenómeno”, frisou Aramugi.
A fonte disse igualmente que, em termos de magnitude, o ˝Chido˝ assemelha-se ao ciclone Idai, que se fez sentir na categoria quatro, com ventos acima de 195 quilómetros por hora e rajadas de 230, força e energia suficiente para deixar rastros de destruição, como aconteceu na cidade de Pemba, distrito de Mecúfi, entre outras regiões das províncias de Cabo Delgado e parte de Nampula.
(Foto DR)
Deixe uma resposta