Moçambique dá mais um passo no combate às mudanças climáticas com o lançamento de um fundo de 116 milhões de meticais pela Agência Belga de Desenvolvimento – Enabel.
Trata-se de um fundo que visa financiar iniciativas que promovam mais conhecimento sobre diferentes tópicos relacionados com as mudanças climáticas, promovendo o surgimento de soluções inovadoras para enfrentar os desafios inerentes.
O fundo foi apresentado a 13 de Dezembro, em Maputo numa sessão de Disseminação do Manual de Operações e Procedimentos do mecanismo para financiar e estudos, assistência técnica e projectos piloto, desenvolvido em colaboração com o Governo de Moçambique através do Gabinete de Financiamento Climático (GFC) do Ministério da Economia e Finanças (MEF).
Durante o evento, Vicente Matsinhe, Gestor do Projecto, sublinhou a importância deste financiamento, destacando que irá beneficiar diversas iniciativas e actores no sector. “Este projecto foca-se nas questões que afectam as comunidades mais vulneráveis e reconhece que ainda há muitos aspectos desconhecidos sobre as mudanças climáticas. Pretendemos promover mais conhecimento e colaboração entre os sectores público e privado”, referiu Vicente Matsinhe.
Entre as áreas identificadas como prioritárias encontram-se o acesso a água, perdas e danos, acesso a energia e gestão de resíduos, sectores que enfrentam grandes desafios e necessitam de maior mobilização de financiamento climático para mitigar os seus impactos. No total, estão disponíveis cerca de 116 milhões de meticais para financiar projectos relacionados com a transição energética e mudanças climáticas, para o período entre 2024 a 2027.
Por sua vez, o coordenador Assistente de Financiamento Climático na Enabel, Samuel Buvane, avançou que os fundos poderão ser usados em actividades como estudos, investigações, seminários, consultorias, formações. A Enabel destaca a importância da colaboração com o sector privado (em particular ao sem fins lucrativos), reconhecendo o seu papel fundamental no financiamento climático.
Para a representante do Gabinete do Financiamento Climático do Ministério da Economia e Finanças, Anacleta Chiangua, destacou que o encontro proporcionou uma oportunidade para aprofundar os mecanismos de implementação dos projectos financiados pela Enabel sendo apenas um primeiro momento de interação que será seguido de outras fases da disseminação na expectativa de que estes encontros possam culminar com a submissão de propostas relevantes e de boa qualidade.
(Foto DR)
Deixe uma resposta