O professor e ex-director da Comissão Anti-corrupção do Quênia, PLO Lumumba, desafia o Presidente da República, Filipe Nyusi a assumir um papel fundamental na promoção da paz e da reconciliação em Moçambique e a ouvir as vozes da razão face à situação que se vive no país desde Outubro.
Numa carta dirigida ao Chefe do Estado moçambicano com 𝐜onhecimento do candidato presidencial do PODEMOS, Venâncio Mondlane, PLO Lumumba, defende que o Presidente Nyusi, como dirigente da nação deve liderar as negociações que possam restaurar a sanidade e estabilidade no país.
“Como guardião da história das nações, você está numa posição única para liderar negociações que possam restaurar a sanidade, a estabilidade e a dignidade à nossa pátria. As sua acções a este respeito ecoariam como a sabedoria de Mwalimu Julius Nyerere, que certa vez observou que: `um líder que, para os outros, não deixa um legado para que possam se inspirar e seguir, pode ser considerado um líder fracassado´”, lê-se na carta.
Recorrendo à história, mais adiante, o professor faz menção que “aqueles que superam a divisão e o caos se tornaram arquitectos da harmonia”.
“Aproveite este momento para afirmar o seu legado como líder de coragem e visão, conduzindo Moçambique rumo à paz e à reconciliação”, concluiu.
(Foto DR)
Deixe uma resposta