Conselho Municipal de Nampula: Autocarros vão a abate

Conselho Municipal de Nampula: Autocarros vão a abate

Os autocarros do Conselho Municipal de Nampula adquiridos há um ano e que foram vandalizados por desconhecidos vão ser abatidos brevemente.  

Segundo uma publicação do “Noticias” que cita o presidente do Conselho Municipal, Luís Giquira, decorre no momento, um trabalho multissectorial entre a autarquia e a Direcção Provincial das Finanças para determinar o número de autocarros a serem abrangidos e os valores envolvidos.

Luís Giquira, explicou que os autocarros serão abatidos devido ao estado crítico em que se encontram.

Desde que o novo elenco municipal tomou posse foram desenvolvidos esforços para recuperar o maior número de meios possível, incluindo viaturas ligeiras, mas até ao momento apenas 17 voltaram a circular, sendo sete autocarros e dez viaturas ligeiras.

A fonte explica que os sete autocarros recuperados foram afectos em rotas de transporte público, como Sipal-Barragem e Hospital Central-Muahivire, enquanto as viaturas ligeiras foram distribuídas pelos departamentos da autarquia.

Luís Giquira sublinhou que o estado avançado de vandalização e a obsolescência mecânica tornaram a recuperação dos meios inviável. Segundo ele, o custo de um novo motor para os autocarros pode ultrapassar 500 mil meticais.

Ainda segundo a fonte citada pelo jornal, o município planeia adquirir 50 novos autocarros, sendo que dez deverão chegar nos próximos três meses.

O valor da aquisição não foi revelado, mas será financiado por receitas próprias e com o apoio do Governo central, através do Ministério dos Transportes e Comunicações.

Ao todo a cidade de Nampula necessita de, no mínimo, 50 autocarros para cobrir todas as rotas. Os restantes deverão ser adquiridos anualmente até ao final do mandato.

Assim que os novos autocarros chegarem a Nampula, será implementado um sistema de cobrança para garantir a sustentabilidade do serviço e reduzir o risco de desvio de fundos pelos cobradores.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.