Um grupo de cidadãos moçambicanos residentes na capital alemã, vão protestar hoje, pelas ruas de Berlim, pedindo esclarecimentos da Comissão Nacional de Eleições (CNE) sobre os resultados eleitorais divulgados no passado dia 09 de Outubro.
Os protestos, liderados pelo secretário do partido PODEMOS na Alemanha, Ermane Belém, vão passar pela chancelaria federal e terminarão diante da Embaixada de Moçambique.
Numa publicação da DW, Belém enfatizou que a manifestação será em repúdio à situação em Moçambique, decorrente da divulgação dos resultados eleitorais das eleições de 09 de Outubro, e ao desrespeito à liberdade de expressão e aos direitos humanos.
“Pretendemos alertar aos embaixadores, neste caso ao embaixador e ao Cônsul de Moçambique, para que faça chegar a quem o nomeou, que é o Presidente da República, a mensagem de que tenha atenção ao que está a acontecer”, disse a fonte.
Segundo explicou o representante do PODEMOS na Alemanha, “o objectivo é chegar à embaixada, apresentar o nosso repúdio pela situação que tem acontecido com o povo moçambicano”. “A liberdade de expressão e os direitos humanos têm sido cooptados neste momento”, acrescentou.
“Pretendemos mostrar ao Chanceler da Alemanha o que se está a passar em Moçambique, porque temos visto o silêncio de alguns países europeus. Precisamos de lhes mostrar o que está a acontecer e talvez nos dêem um bocado de atenção, nos deem ouvidos e olhem pelo que está a acontecer em Moçambique”, prosseguiu.
Foto: DR
Deixe uma resposta