Governo do Ruanda diz que “não há tropas ruandesas em Maputo”

Governo do Ruanda diz que “não há tropas ruandesas em Maputo”

A porta-voz do Governo do Ruanda, Yolande Makolo, escreveu neste domingo (03), na rede social X, antigo Twitter, que “não há tropas ruandesas em Maputo”, e que as mesmas estão somente em Cabo Delgado para ajudar a combater a insurgência naquela província moçambicana.

Makolo reagia a um comentário que dava conta de que tropas ruandesas estavam a ajudar as forças moçambicanas a reprimir os manifestantes contra as eleições de 09 de Outubro.

“Isto é uma mentira. Não há tropas do Ruanda em Maputo. As Forças de Segurança do Ruanda estão destacadas estritamente na província de Cabo Delgado, em operações conjuntas com as forças moçambicanas contra combatentes extremistas islâmicos que têm estado a aterrorizar os residentes na província”, enfatizou Yolande Makolo, numa publicação citada pela VOA.

Este final de semana também foi agitado no país. A polícia e os manifestantes voltaram a confrontar-se no sábado (02), em várias cidades de Moçambique, onde a oposição contesta os resultados das eleições presidenciais, que, segundo os observadores internacionais, foram marcadas por numerosas irregularidades.

Na capital, Maputo, centenas de pessoas reuniram-se antes de serem dispersadas pela polícia com gás lacrimogéneo e balas de borracha.

Moçambique vive um ciclo de violência desde que, a 24 de Outubro, foram anunciados os resultados oficiais das eleições presidenciais e legislativas de 09 de Outubro, que deram uma larga vitória à Frelimo, o partido que está no poder há 49 anos.

 

(Foto DR)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.