Ambulâncias do Hospital Central de Maputo atacadas à pedrada durante as manifestações

Ambulâncias do Hospital Central de Maputo atacadas à pedrada durante as manifestações

Duas ambulâncias do Hospital Central de Maputo foram atacadas com pedras e outros objectos enquanto prestavam serviços de emergência.

Segundo uma publicação da televisão Miramar, citando fontes do HCM, a primeira viatura foi atingida por pedras ao longo da avenida Julius Nyerere, no bairro Hulene, por volta das 19h e teve que recuar.

Em seguida, o condutor escolheu a avenida Cândido Mondlane, onde foi interceptado por um grupo de manifestantes que tinha bloqueado a via. Por ser uma viatura de suspensão alta, galgou o passeio para avançar, mas enquanto seguia, mais pedras eram arremessadas contra o veículo.

Ao chegar em Intaka, encontrou outro obstáculo e novamente foi atacado.

Outro caso aconteceu nas proximidades da Maquinag, quando uma ambulância foi solicitada para buscar um paciente no Hospital Provincial da Matola. Durante a ida, o veículo foi apedrejado e, no retorno, sofreu novo ataque.

Outras duas ambulâncias foram também atacadas na cidade de Maputo.

Segundo o HCM, o cenário começa a limitar a transferência de pacientes e gera medo entre os profissionais de saúde que apesar de estarem a trabalhar em prol da vida também são atacados.

 

(Foto DR)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.