O Absa Bank Moçambique assinou ontem, quarta-feira (16), um Memorando de Entendimento (MoU) com o Instituto Superior de Transportes e Comunicações (ISUTC – TRANSCOM), visando apoiar a inclusão de mulheres nas áreas tecnológicas, bem como reforçar o seu compromisso com a igualdade de género.
Uma nota do Absa refere que a iniciativa surge no âmbito do programa Fórum Mulher, visando promover o empoderamento feminino em resposta à sub-representação das mulheres no sector tecnológico, onde persiste uma forte desigualdade.
Segundo o Absa, por exemplo, nos cursos de Engenharia Informática, as mulheres representam menos de 30% dos estudantes. Por isso, “o objectivo desta parceria é combater essa disparidade, promovendo o acesso de mais mulheres a estas áreas de estudo e criando oportunidades para futuras profissionais num sector em rápido crescimento”.
Para a directora de Capital Humano do Absa Bank Moçambique, Hanifa Hassangy, esta parceria é apenas o primeiro passo para apoiar mais mulheres a enveredar por carreiras nas tecnologias. “O nosso objectivo é ajudar a transformar este sector, criando oportunidades para aquelas que enfrentam barreiras significativas desde a educação até ao mercado de trabalho”, realçou Hanifa Hassangy.
Por sua vez, o administrador-delegado da TRANSCOM, Luís Almeida, referiu que a instituição “está comprometida com a inclusão e com a formação de profissionais altamente qualificados para enfrentar os desafios actuais. Esta parceria com o Absa Bank Moçambique reforça a nossa missão de formar quadros capacitados, contribuindo para o desenvolvimento do país.”
Esta iniciativa também abre portas para a participação no Programa de Graduados do Absa, criando uma ponte crucial para o mercado de trabalho e impulsionando o lançamento da carreira de jovens mulheres talentosas no sector tecnológico.
(Foto DR)
Deixe uma resposta