Presidente da Tanzânia apela à paz em Moçambique

Presidente da Tanzânia apela à paz em Moçambique

A Presidente da Tanzânia, Samia Suluhu Hassan, lançou um apelo para a paz em Moçambique, numa altura em que se intensifica a tensão política no país, na sequência do brutal assassinato de Elvino Dias e Paulo Guambe, na madrugada do último sábado (19).

Na sua qualidade de Presidente do Órgão de Política, Defesa e Segurança da SADC, Samia Hassan reconheceu que os órgãos de administração eleitoral estavam neste momento a finalizar os preparativos para o anúncio oficial dos resultados das eleições presidenciais, parlamentares e das assembleias provinciais de 9 de Outubro, sugerindo que todas as partes interessadas se mantenham até então serenas.

“Depois do infeliz incidente da morte de Paulo Guambe, mandatário do PODEMOS, e de Elvis Dias, o advogado do partido, no dia 19 de Outubro, a SADC apela às autoridades da lei e ordem de Moçambique a tomarem todas as medidas necessárias para garantir a realização da respectiva investigação”, disse a Presidente tanzaniana, citada pelo jornal Savana.

O assassinato dos dois cidadãos que apoiavam a candidatura Presidencial de Venâncio Mondlane, veio agravar a tensão política em Moçambique, onde manifestações pacíficas convocadas inicialmente para repudiar a actuação menos transparente dos órgãos eleitorais no apuramento dos resultados das eleições, foram no dia 21 de Outubro transformadas pela polícia em cenas de violência, com o uso de gás lacrimogénia e de balas reais. Um jovem de 25 anos morreu depois de ter sido atingido por um tiro na cabeça.

Para testemunhar o nível de tensão que se vive, Venâncio Mondlane anunciou, na Terça-Feira, de mais uma manifestação para os próximos dias 24 e 25 de Outubro, naquilo que será a segunda série de quatro ondas de manifestações que deverão ocorrer em Moçambique.

Mondlane advertiu que cada uma destas manifestações será mais intensa que a outra, pelo que a tensão deverá ainda aumentar.

 

(Foto AFP)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.