Sofala: Incêndio provoca explosão de engenhos militares em Inhamízua

Sofala: Incêndio provoca explosão de engenhos militares em Inhamízua

Um incêndio causado por queimadas descontroladas provocou explosões de engenhos de origem militar cujos estrondos criaram pânico nos moradores da zona da Mobeira, no bairro Inhamízua.

O incêndio teve origem num campo agrícola, no bairro de Mungassa, e devido à mudança na direcção do vento as chamas alastraram-se para uma zona que em tempos serviu de  paiol das Forças Armadas de Defesa Moçambique (FADM), segundo escreve o “Notícias.”

De acordo com a publicação o fogo terá atingido uma quantidade não especificada de engenhos explosivos, incluindo minas e obuses.

A zona do antigo paiol continua até os dias de hoje protegida, não sendo frequentada pela população.

O porta-voz do Serviço Nacional de Salvação Pública (SENSAP) em Sofala, Fernando Meque, disse que houve um grande descuido dos proprietários do campo agrícola, razão que levou as labaredas a alastrarem-se.

“As chamas acabaram alastrando-se até aquele local. É uma zona reservada às FADM e, durante os conflitos armados, muitos destes engenhos foram implantados naquela área. Há até sinalização para que não haja invasão, mas, neste caso, a pessoa não conseguiu controlar o fogo e este atingiu o espaço”, explicou citado pelo jornal.

A fonte indicou que o SENSAP foi accionado e num trabalho conjunto com a PRM e as FADM foi possível debelar as chamas.

Imagem DR

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.