Filipe Nyusi propõe criação de uma comissão de paz e reconciliação nacional

Filipe Nyusi propõe criação de uma comissão de paz e reconciliação nacional

O Presidente da República, Filipe Nyusi, exortou hoje (04), para a necessidade de serem feitas reflexões para encontrar formas de preservação da paz, sugerindo a criação de uma Comissão Nacional da Paz como uma solução para preservação da harmonia.

Falando hoje, na Praça dos Heróis, em Maputo, pela passagem de 32 anos da assinatura do Acordo de Roma, na Itália, que marcou o calar das armas e ponto final da guerra civil que durou uma década e meia, Nyusi defendeu que se deve privilegiar o espírito de diálogo como caminho efectivo para a manutenção da paz.

“Podemos buscar inspiração em modelos desenvolvidos noutros países, podemos recorrer à experiência de criação de uma comissão de paz e reconciliação”, afirmou o chefe do Estado moçambicano.

Na ocasião, o estadista moçambicano classificou a guerra dos 16 anos como uma das mais sangrentas de que há memória na história moderna, assinalando que “o acordo que hoje se comemora criou condições para o país entrar no caminho de desenvolvimento e crescimento económico rumo à prosperidade e bem-estar da população”.

 

(Foto DR)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.