Os investimentos do sector turístico na província de Gaza, sul de Moçambique, cresceram 55% no primeiro semestre deste ano, onde foram aplicados mais de 111 milhões de meticais na edificação de várias infra-estruturas turísticas.
Segundo a directora provincial da Cultura e Turismo, Maria Emília Mapsanganhe, que falava na Rádio Moçambique, como resultado destes investimentos, o sector teve um incremento em todas as subáreas, nomeadamente as redes de estabelecimentos, a capacidade de hospedagem e o número de hóspedes.
A fonte anotou que, mesmo assim, as cifras dos turistas nacionais continuam aquém do desejável, daí o seu apelo aos empreendedores da área para o incentivo ao turismo doméstico e a profissionalização dos recursos humanos para responder às exigências actuais do sector.
“Isso permitiu que a nossa rede de estabelecimentos crescesse para 304, contra 294 do ano de 2023, criando uma capacidade de 7 830 camas, contra 7 558 do ano transacto, com um crescimento em três por cento”, apelou Mapsanganhe.
A responsável anotou que “é dever de todos manter e conservar os atractivos turísticos de forma a criar uma base de desenvolvimento para as comunidades locais e que os benefícios se reflictam directamente nas mesmas, desde o melhoramento das vias de acesso, a expansão da energia, desenvolvimento de infra-estrutura e acesso à água potável, o que concorrerá para o melhoramento da vida das nossas comunidades”.
(Foto DR)
Deixe uma resposta