A Fundação Clarisse Machanguana, quer construir uma academia com o objectivo de maximizar o potencial de crianças e jovens da Vila de Marracuene.
A infraestrutura, cujo valor da mesma não foi revelado, vai ocupar uma área de um hectare, comporta, na primeira fase, um campo multifuncional de basquetebol, andebol e voleibol, escritório e casas de banho.
A informação foi revelada ontem à imprensa na Vila de Marracuene, pela patrona da fundação e ex atleta WNBA (sigla em inglês), Clarisse Machanguana durante mais um acto de doação de uma sala digital composta por 15 computadores.
“Nós estamos a criar laboratórios de habilidades para a vida, onde os jovens vão saber fazer, vão aprender o empreendedorismo, aprenderão a ser carpinteiros, canalizadores, aprenderão literacia digital e financeira”, referiu Machanguana.
Queremos que além de praticarem desporto tenham um aprendizado de técnicas que lhes permitam entrar no mercado do trabalho sem necessariamente ter que ir à universidade, embora haja esse encorajamento”, explicou.
De acordo com a ex -atleta de basquetebol a ideia é criar um movimento de desporto onde os jovens esqueçam as drogas e o álcool e que estejam mais focados na escola.
O espaço para a construção da referida academia foi disponibilizado pela comunidade de Marracuene e conta neste momento com o apoio do Moza banco, entretanto, pediu que houvesse mais intervenientes para a execução do projecto.
“Seria bom que houvesse participação de vários parceiros porque é um trabalho que vai fortalecer a comunidade, vai criar empregos, é algo que beneficia a todos nós como seres humanos”.
A Fundação Clarisse Machanguana existe desde 2015. E de lá para cá, a Fundação já abrangeu 25 mil pessoas nas áreas de saúde, educação e desporto, e facilitou bolsas de estudo para seis beneficiários que estudam e praticam desporto nos EUA e Itália.
Deixe uma resposta