Moçambique registou 18 mortes por sarampo em um mês

Moçambique registou 18 mortes por sarampo em um mês

O país registou 18 mortes por sarampo, 17 das quais em Cabo Delgado, no período compreendido entre 9 de Julho e 14 de Agosto. No total, foram notificados 238 casos de sarampo, sendo 170 em Cabo Delgado e 68 em Niassa.

Os dados foram confirmados hoje, segunda-feira (19), pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, durante a cerimónia de inauguração do sistema de abastecimento de água na cidade de Pemba.

Segundo dados oficiais, os óbitos foram registados fora das unidades sanitárias, assinalando que em Niassa, desde o dia 8 de Agosto não há registo de novos casos.

Na sexta-feira, o director nacional de Saúde Pública, Quinhas Fernandes, referiu que 90% dos casos notificados em Cabo Delgado, onde continua a registar casos, foram em menores de 15 anos e cerca de metade (48%) ocorreram em crianças sem vacinação para o sarampo.

“Em resposta ao surto foi realizada a vacinação de bloqueio nos distritos afectados de Chiúre, em Cabo Delgado, Sanga e Cuamba, em Niassa. Igualmente, está planificada a campanha de vacinação para crianças menores de 15 anos, em Setembro do corrente ano, na província de Cabo Delgado e menores de cinco anos em Outubro, na província de Niassa”, destacou Quinhas Fernandes, citado pelo jornal Notícias.

De acordo com os dados do Ministério da Saúde, de Janeiro de 2020 até Junho de 2023, o país registou 2565 casos de sarampo, 80% dos quais notificados nas províncias do Niassa, Zambézia, Tete, Manica e Sofala, afectando sobretudo menores de 5 anos de idade.

 

(Foto DR)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.