O campeão nacional Ferroviário da Beira defronta esta noite o Mbabane Swallows do Eswatini, em Pretória, capital da África do Sul, em partida da primeira “mão” da segunda pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões Africanos.
É a estreia dos “locomotivas” da Beira na edição 2024-25 das Afrotaças, num jogo que inicia às 19 horas, no Estádio Lucas Moripe, pertencente ao Município de Tswane (Pretória), com capacidade para 28 900 espectadores.
Segundo o jornal Desafio, os “locomotivas”, que estão na África do Sul desde quarta-feira, fizeram ontem o seu único ensaio ao relvado do “Lucas Moripe”, onde hoje procurarão vencer para resolverem tranquilamente a eliminatória em casa.
O vencedor desta eliminatória vai medir forças com o poderoso Mamelodi Sundowns, da África do Sul, que está isento desta fase por força do ranking.
Um dado curioso é que o recinto da partida de hoje, estádio alternativo do Mbabane Swallows, que não tem um campo aprovado para jogos internacionais no seu país, é também uma das casas (a par do Loftus Versfeld) do Sundowns, que aguarda pelo vencedor desta eliminatória.
O embate de hoje, que é o primeiro de sempre entre as duas formações, será dirigido por uma arbitragem etíope chefiada por Ashebir Wordofa, que será auxiliado por Tigle Belacheu e Fasika Yehualashet. Manuhe Woldetsadik será o quarto árbitro.
O jogo terá como comissário da CAF o sul-africano Bennett Bailey.
O duelo da segunda “mão” terá lugar a 25 de Agosto, no Complexo Desportivo da ABB, no Tchumene. Quer o Ferroviário da Beira, quer o Mbabane, procuram a segunda presença na fase de grupos da “champions”. Os campeões nacionais lá estiveram em 2017, enquanto os swatis marcaram presença em 2018.
(Foto DR)
Deixe uma resposta