O Governo, através do Ministério da Saúde lança, hoje, esta segunda-feira (05), em Quelimane, província da Zambézia, centro do país, a vacina contra a malária. Segundo o Ministério, a vacina irá beneficiar, numa primeira fase, para menores de cinco anos.
Falando ontem, domingo, na cidade de Quelimane, o ministro da Saúde, Armindo Tiago, afirmou que o sector que dirige continua engajado na redução de casos de mortalidade, devido a malária no país. “A vacina será contemplada no programa alargado de vacinação, e espera-se reduzir as complicações por malária”, acrescentou o governante.
Por outro lado, Armindo Tiago indicou que nos próximos tempos a vacina contra a malária poderá ser administrada em todo país.
Em Abril, o director do Programa Nacional do Controlo da Malária, Baltazar Candrinho revelou que Moçambique prevê introduzir neste segundo semestre a nova vacina contra a malária, imunizando 600 mil crianças.
Baltazar Candrinho acrescentou que será utilizada a R21/Matrix-M, segunda vacina contra a doença para crianças, desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, e aprovada em Outubro do ano passado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O imunizante será introduzido no segundo semestre para menores de cinco anos, e posteriormente, o processo será alargado a outros cantos do País.
Para o responsável, a meta do Governo é arrancar com a vacinação em todo o País em 2025, numa altura que haverá maior disponibilidade no mercado. “Não existe produção de vacinas suficiente para todos os países. Por isso, foi feita uma distribuição ainda em pequenas quantidades. Mas a garantia é que no próximo ano vamos expandir. A quantidade que nós conseguirmos ter este ano vai cobrir uma província, sendo que vamos escolher a que é mais afectada pela malária”, explicou.
A vacina a utilizar em Moçambique é a segunda recomendada pela OMS, após a RTS,S/AS01 em 2021, seguindo os conselhos do Grupo Consultivo Estratégico de Peritos em Imunização (SAGE) e do Grupo Consultivo de Políticas sobre Malária (MPAG).
(Foto DR)
Deixe uma resposta