O moçambicano João Filipe Papel tornou-se, pela primeira vez, no primeiro pesquisador africano a integrar o Comité Técnico Mundial de Avaliação Científica do Instituto de Engenheiros Eléctricos e Electrónicos (IEEE).
Doutorado em Engenharia de Ciências Tecnológicas pela Universidade de Tokai, no Japão, João Papel foi bolsista da Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA) entre 2020-2024 no âmbito do programa denominado “Programa Líder Global dos ODS para os países da África Subsaariana”.
Segundo uma publicação da JICA, divulgada hoje, quarta-feira (24), com esta conquista, Moçambique tornou-se o primeiro e único país africano com representação no comité técnico de avaliação científica do IEEE, na categoria de Sistemas de Consumidor para Cuidados de Saúde e Bem-estar.
O primeiro e único país da comunidade dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e da África Austral com representação no comité técnico de avaliação científica da IEEE, sobretudo na Comunidade Tecnológica de Consumidores.
Para JICA Moçambique, estas conquistas reflectem a rigorosidade e o alto padrão de qualidade do processo de seleção que a agência nipónica emprega no país, na atribuição de bolsas de estudo para o Japão, bem como a elevada qualidade de ensino das instituições japonesas. Por isso, “este reconhecimento reafirma o compromisso da JICA com a excelência e a capacitação através da educação internacional”.
“Através dos nossos programas de bolsas, a JICA não só apoia o desenvolvimento acadêmico e profissional dos nossos bolsistas, mas também promove a troca cultural e técnica que fortalece laços duradouros entre Moçambique e o Japão. A dedicação de João e sua exemplar trajetória acadêmica e profissional refletem o sucesso desta abordagem integrada”, lê-se na publicação.
(Foto DR)
Deixe uma resposta