Governo exonera PCA do INCM dois meses após a contestação das novas tarifas de comunicações

Governo exonera PCA do INCM dois meses após a contestação das novas tarifas de comunicações

O Governo nomeou, hoje, Helena Maria Lopes Fernandes Tomás para o cargo de presidente do Conselho de Administração (PCA) do Instituto Nacional das Comunicações (INCM), em substituição de Tuaha Mote, entretanto exonerado.

A informação foi avançada hoje, terça-feira (09), pelo porta-voz do Conselho de Ministros, Filimão Suaze, após a 20.ª sessão ordinária.

Na ocasião, Filimão Suaze não avançou as razões que ditaram o afastamento de Tuaha Mote do INCM, no entanto esta decisão surge quase dois meses após centenas de jovens moçambicanos terem marchado em Maputo contra uma resolução do INCM que estabelecia novas tarifas mínimas para os serviços de telecomunicações, incluindo voz, mensagens e dados.

“O regulador suspende a medida enquanto aprimora os estudos, para que possamos tomar decisões mais ajustadas às demandas do mercado e aos interesses públicos”, afirmou na altura, o vice-ministro dos Transportes e Comunicações, Amilton Alissone, numa conferência de imprensa após a sessão semanal do Conselho de Ministros, salientando que: “voltaremos à situação anterior no que diz respeito às tarifas, enquanto o regulador aprimora os estudos”.

Entretanto, na mesma sessão de hoje, o Conselho de Ministros anunciou, igualmente, a exoneração dos PCA da empresa Aeroportos de Moçambique, Américo Muchanga, que também já passou do INCM e do Instituto Nacional dos Transportes Rodoviários (INATRO), Chinguane Mabote, substituído Nelson Mário Monteiro Nunes.

 

(Foto DR)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.