Moçambique vai receber, brevemente, lotes da vacina contra cólera, cuja campanha de imunização está prevista para o próximo mês, antes do início da época chuvosa 2024/2025, disseram as autoridades da saúde.
O sector da Saúde vai priorizar as localidades de Xinavane e Ressano Garcia, na província de Maputo; Nhamatanda em Sofala, e cidade de Nampula que continuam a registar surtos da doença, segundo avança o “Notícias”.
Em declarações ao jornal, o chefe do Departamento de Saúde e Vigilância no Ministério da Saúde (MISAU), Domingos Guihole, disse que antes, o foco era imunizar as comunidades de Cabo Delgado e Zambézia, porém com a situação de emergência nos locais com surtos, houve necessidade de se requisitar mais imunizantes junto à Organização Mundial de Saúde (OMS).
Guihole explicou que caso se consiga vacinar as pessoas com uma dose, estas poderão ter seis meses de imunidade, e se for com duas, a protecção pode durar até dois anos.
Entretanto, enquanto se espera pelas vacinas, o sector continua vigilante nas comunidades para o controlo da doença, através do rastreio dos contactos dos últimos doentes atendidos e testagem de casos suspeitos. (Fonte: Notícias)
(Foto: DR)
Deixe uma resposta