O Presidente da República disse nesta terça-feira, na Tanzânia que continua a haver ataques esporádicos de terroristas em Cabo Delgado, movidos pelo roubo de comida.
O Chefe de Estado, que esta de visita a Republica da Tanzânia, aproveitou o momento para falar dos avanços que se tem registado na luta contra o terrorismo.
“Não há nenhuma vila nas mãos dos terroristas ou extremistas violentos, nem nas povoações. Os terroristas não têm bases fixas agora. São nómadas, andam de um lado para o outro. É verdade que continuam a fazer ataques esporádicos, por um lado, para mostrar que existem, segundo, para a sua sustentabilidade. Vão para roubar comida nas bancas das populações, mas, mesmo assim, têm estado a receber respostas à altura, dadas pela SAMIM, Forças de Defesa e Segurança de Moçambique e por outros países que, connosco, têm estado a cooperar, neste caso concreto o Ruanda, que está ainda está lá”, explicou.
Ao nível da cooperação com a Tanzânia, Nyusi destacou as várias frentes, durante os anos de trabalho mútuo, e manifestou a necessidade de reforço desta cooperação económica entre as nações vizinhas.
Uma cooperação que também pode se estender ao nível do sector de transporte aéreo, como fez referência a Presidente da Tanzânia, ao manifestar igualmente o desejo de haver maior complementaridade com as Linhas Aéreas.
( Foto:DR)
Deixe uma resposta