A mineradora de pedras preciosas coloridas Gemfields vendeu 68,7 milhões de dólares em rubis de qualidade mista em seu leilão de Junho, com 97% dos lotes em oferta perdida, anunciou a empresa em comunicado.
Os rubis brutos foram extraídos pela Montepuez Ruby Mine, que é detida em 75% pela Gemfields e em 25% pelo seu parceiro moçambicano, Mwiriti.
O leilão marcou o 10º aniversário da primeira venda de rubis da Gemfields da mina de Montepuez, em Moçambique, o depósito mais rico conhecido de pedras vermelhas preciosas do mundo.
Embora os resultados do leilão não devam ser comparados diretamente, nossa equipe está orgulhosa de ter ultrapassado a marca de um preço médio de venda de 300 dolares por quilate neste leilão”, disse Adrian Banks, MD de produtos e vendas da Gemfields, no comunicado que é citado pelo Club of Mozambique.
O total ainda foi inferior aos 80,4 milhões de dolares arrecadados pela Gemfields na mesma época do ano passado e um pouco abaixo dos 69,5 milhões de dolares obtidos na venda de rubis em Dezembro.
A empresa, que também produz esmeraldas na mina de Kagem, na Zâmbia, reconheceu que a indústria de pedras preciosas, especialmente o A indústria diamantífera enfrentou desafios substanciais no ano passado, com um declínio global na procura de pedras preciosas em bruto que afectou os preços.
Os desafios económicos nos principais mercados, incluindo a China e os EUA, juntamente com o aumento da oferta de diamantes produzidos em laboratório, levaram os retalhistas de joalharia a adoptar uma abordagem cautelosa. Isto impactou as vendas de diamantes e pedras preciosas coloridas, contribuindo para o declínio geral dos lucros dos principais produtores.
O lucro antes de impostos da Gemfields despencou 86% no ano passado, em parte devido ao cancelamento de um leilão de esmeraldas em novembro, a um menor número de quilates vendidos em geral e a uma redução nos seus investimentos em metais do grupo da platina.
Deixe uma resposta