Os Estados Unidos e Moçambique assinalaram ontem quatro décadas de colaboração impactante através da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) numa celebração no centro de Maputo.
O Embaixador Peter H. Vrooman e a Directora da Missão da USAID, Helen Pataki, acolheram o evento com a participação do Ministro da Saúde, Armindo Daniel Tiago, que representou o Governo de Moçambique.
Ao celebrar a solidariedade duradoura entre os Estados Unidos e Moçambique, uma exposição destacou os esforços conjuntos na abordagem dos desafios de desenvolvimento e na resposta a cheias, ciclones, secas e pandemias.
Destacaram-se a resiliência dos moçambicanos e décadas de inovação conjunta no trabalho para o desenvolvimento de Moçambique.
O Embaixador Vrooman sublinhou avanços significativos nos sectores da saúde, da educação e da economia, afirmando que o país está preparado para novos progressos.
Refletiu também sobre as conquistas da parceria e expressou optimismo para o futuro, prevendo progressos contínuos e laços mais fortes entre as duas nações.
“Celebramos também o impacto duradouro das inovações no desenvolvimento, a importância dos moçambicanos na liderança e um futuro cheio de potencial. Temos estado com Moçambique ao longo dos anos e continuaremos a trabalhar ao lado do povo moçambicano, construindo um futuro mais próspero, mais saudável e inclusivo para todos”, afirmou o Embaixador Vrooman.
O Director da Missão, Pataki, sublinhou que a experiência de Moçambique mostra que o desenvolvimento consiste na harmonização de esforços e na colaboração.
Durante o evento, a USAID-Moçambique também homenageou os talentos e contribuições dos jovens, atribuindo prémios a três jovens jornalistas e cinco fotógrafos.
A celebração contou com uma nova e poderosa canção do renomado rapper e advogado de direitos humanos Iveth, intitulada “40 anos da USAID”, e uma performance nostálgica da banda marrabenta Ghorwane, que comemorou seus 40 anos de carreira.
Deixe uma resposta