“Financiamento e terrorismo não devem travar projectos de exploração de gás” – Filipe Nyusi

“Financiamento e terrorismo não devem travar projectos de exploração de gás” – Filipe Nyusi

O Presidente da República, Filipe Nyusi, disse ontem, quinta-feira (02), que é “fundamental” continuar com os megra-projectos de exploração de gás na bacia do Rovuma e que estes não podem ser travados por uma alegada falta de financiamento ou terrorismo no norte do País.

“É fundamental isso porque não pode ser problema de decisão financeira, agora, associado à situação terrorista. Esse projecto já existia, já é antigo. Isso significa que havia clareza na sua execução. Não pode encalhar por esta razão, que se procurem outras”, criticou Filipe Nyusi, citado pela RFI, na abertura, em Maputo, da 10.ª edição da Conferência e Exposição de Mineração e Energia de Moçambique.

O aviso mais claro foi para os concessionários da Área 1, liderada pela TotalEnergies, que perante a “gradual promissora estabilidade” na península de Afungi, distrito de Palma, Cabo Delgado, devem acelerar “o desenvolvimento da retoma dos projectos em terra”, e que na Área 4, em terra, liderado pela ExxonMobil “se acelere o processo conducente à Decisão Final de Investimento, com os devidos ajustamentos ao Plano de Desenvolvimento aprovado em 2018”.

Entretanto, Nyusi indicou ainda que a demora nestes projectos provoca problemas já que a expectativa dos países “é enorme”, com o chefe de Estado moçambicano a dizer que fez o que pôde para acelerar os processos para o avanço da exploração do gás no País.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.