O Presidente da República, Filipe Nyusi, diz que Moçambique e Portugal, souberam, ao longo das últimas décadas, construir uma relação de amizade e cooperação, apesar dos obstáculos decorrentes da guerra colonial.
Segundo o estadista moçambicano, o estabelecimento de relações diplomáticas, logo após a independência, e a criação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em 1996, foram passos importantes para a institucionalização da cooperação dos dois países e valorização do patrimônio comum, que é a língua portuguesa.
Falando na última sexta-feira em Lisboa, no lançamento do livro “O Fim da Luta de Libertação Nacional em Moçambique: Operação Omar”, da autoria do general, Atanásio M’Tumuke, Filipe Nyusi anotou que as relações entre as duas nações, continuam centradas na base do respeito mútuo e da igualdade, potenciando o intercâmbio entre os dois povos, a nível da cultura, do desporto e da diplomacia.
Durante os três dias de visita a Portugal, o chefe de Estado moçambicano manteve encontros com o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, e com o primeiro-ministro, Luís Montenegro.
Os governantes dos dois países trocaram informações sobre questões específicas de cooperação bilateral, dinamização do comércio e investimento.
Deixe uma resposta