Está interdito o movimento de gado bovino, carnes e seus subprodutos a partir da província de Manica, devido à eclosão de um surto de carbúnculo hemático, mais conhecido por Anthrax.
Os casos foram notificados a 1 de Março, segundo informação avançada pela Direcção Nacional de Desenvolvimento Pecuário do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADER) e citada pelo Notícias.
De acordo com a fonte, o Anthrax é uma zoonose grave causada pela bactéria bacillus anthracis, podendo afectar o Homem, animais domésticos e selvagens, e consta da lista das doenças prioritárias em Moçambique.
Um comunicado do MADER citado pelo “Notícias”, refere que a eclosão do surto é consequência da seca e estiagem, fenómenos que afectam o país decorrente do efeito do fenómeno El Niño.
Em Outubro de 2023 as autoridades veterinárias haviam emitido um alerta as províncias sobre o risco de ocorrência da patologia.
“Nos animais a transmissão ocorre pelo contacto directo com outros, infectados, ou pelo consumo de pasto ou água contaminados. Em humanos o contágio pode acontecer por infecção cutânea, gastro-intestinal ou inalação, sendo esta última a que mais mortes causa”, esclarece o MADER citado pelo jornal.
Deixe uma resposta