Impacto das mudanças climáticas pode vir a empurrar 1,6 milhões de pessoa para a pobreza até 2050- Relatório

Uma análise do Banco Mundial, divulgada recentemente na sua página electrónica, intitulada Relatório sobre Clima e Desenvolvimento de Moçambique, refere que o impacto das mudanças climáticas pode vir a empurrar 1,6 milhões de pessoas para a pobreza até 2050.

No documento, a instituição financeira internacional refere ainda que as mudanças climáticas podem reduzir as receitas geradas pelas culturas irrigadas pela chuva em até 30%.

Segundo a analise do Banco Mundial, o impacto económico dos desastres climáticos na rede rodoviária pode ascender a 1,1% do Produto Interno Bruto (PIB).

No campo das sugestões, o Banco aponta a integração das mudanças climáticas na estratégia de desenvolvimento nacional, se faça a gestão dos riscos da transição energética, bem como investir em políticas que aumentem resiliência climática no país.

De referir que  Moçambique tem sido afectado recorrentemente por vários fenómenos climáticos que têm inundado culturas agrárias diversas e infra-estruturas de desenvolvimento.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.