A cimenteira Moçambique Dugongo Cimentos, vai construir a sua quarta fábrica na zona de expansão do município de Nacala, em Nampula.
A primeira pedra para a construção da fábrica cujo investimento total chega aos 200 milhões de dólares foi feita hoje pelo ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno.
Segundo dados avançados no acto de lançamento, a nova fábrica de cimento deverá produzir, a partir do calcário explorado localmente, seis mil toneladas de clínquer por dia, não só para alimentar a fábrica no processo de produção de cimento, como também para vender a outras empresas cimenteiras que existem em Nampula e Cabo Delgado.
A fabrica será implantado numa área de 50 hectares, devendo a construção levar 18 meses.
Em termos de mão de obra, prevê-se que ela gere cerca de 2 mil empregos na fase de construção e 600 na fase de operação, segundo informação dada pelo ministro da Indústria e Comercio
De forma directa, a fabrica ira regular o preço da unidade (saco) de cimento, que em Nampula chegou a custar 700 Meticais nos anos passados, contra a média de 450 Meticais praticado na cidade de Maputo.
Refira-se que actualmente o país conta com um total de 11 fabricas de produção de cimento, operacionais.
Deixe uma resposta