A New African, uma revista africana, divulgou no seu número de Dezembro a lista das cem personalidades africanas mais influentes de 2022, em diversos domínios de actividade.
O moçambicano e activista da Sociedade Civil Adriano Nuvunga é uma das pessoas consideradas pela publicação como guerreiro infatigável contra a corrupção.
A lista divulgada este ano pela New African está dividida em várias categorias, entre as quais, política, negócios, sociedade civil, imprensa, religião e tradição, ambiente, entre outras.
A revista refere que, como activista da sociedade civil, Adriano Nuvunga luta corajosamente contra a corrupção em Moçambique. Como director do Centro para a Democracia e Desenvolvimento (CDD), Nuvunga lidera uma organização que incide sobre a democracia, a juventude, liderança e desenvolvimento, buscando mudança e transformação.
No passado, ele dirigiu o Centro de Integridade Pública (CIP), organização da sociedade civil que luta contra a corrupção e pela transparência nas Eleições e na Governação. Nuvunga é docente de Ciência Política na Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo.
Publicou artigos que destacam a necessidade de prestação de contas na governação. Embora seja a face visível da crítica contra a corrupção e não obstante os perigos que essa exposição representa, ele continua a ser um apaixonado pela defesa da integridade e dos Direitos Humanos. (Carta)
Deixe uma resposta