Moçambique vai registar luto nacional de três dias pela morte da Rainha da Grã-Bretanha, Elizabeth II, ocorrida a 8 de Setembro, no Palácio de Balmoral, na Escócia.
Essa homenagem vai se observar entre sábado (17) e Segunda-feira (19), segundo o porta-voz do Conselho de Ministros, Filimão Suaze.
“Durante o período de luto nacional, a Bandeira Nacional e o Pavilhão Presidencial serão içados em meia-haste em todo o território nacional e nas missões diplomáticas e consulares da República de Moçambique”, disse.
A decisão surge depois de o Presidente da República, Filipe Nyusi, ter escrito que a monarca “entregou a sua vida inteira ao mundo com grande paixão”, assinalando o “carinho e respeito” que merecia do povo moçambicano.
Durante o reinado, Moçambique desfrutou de muito boas relações com o Reino Unido, filiando-se na Commonwealth como membro de pleno direito, destacou Nyusi numa mensagem de condolências divulgada no dia 09.
Moçambique integrou a Commonwealth em 1995, apesar de não ter sido colónia do império britânico, mas de os seus vizinhos o terem sido, apoiando a adesão.
Deixe uma resposta