Moçambique declara luto nacional de três dias pela morte da Rainha Elizabeth II

Moçambique declara luto nacional de três dias pela morte da Rainha Elizabeth II

Moçambique vai registar luto nacional de três dias pela morte da Rainha da Grã-Bretanha, Elizabeth II, ocorrida a 8 de Setembro, no Palácio de Balmoral, na Escócia.

Essa homenagem vai se observar entre sábado (17) e Segunda-feira (19), segundo o porta-voz do Conselho de Ministros, Filimão Suaze.

“Durante o período de luto nacional, a Bandeira Nacional e o Pavilhão Presidencial serão içados em meia-haste em todo o território nacional e nas missões diplomáticas e consulares da República de Moçambique”, disse.

A decisão surge depois de o Presidente da República, Filipe Nyusi, ter escrito que a monarca “entregou a sua vida inteira ao mundo com grande paixão”, assinalando o “carinho e respeito” que merecia do povo moçambicano.

Durante o reinado, Moçambique desfrutou de muito boas relações com o Reino Unido, filiando-se na Commonwealth como membro de pleno direito, destacou Nyusi numa mensagem de condolências divulgada no dia 09.

Moçambique integrou a Commonwealth em 1995, apesar de não ter sido colónia do império britânico, mas de os seus vizinhos o terem sido, apoiando a adesão.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.