China é um parceiro incontornável de Moçambique, diz Presidente do Parlamento

A Presidente da Assembleia da República (AR), Esperança Bias, reconheceu, hoje, a importância da parceria bilateral entre Moçambique e China.

“As relações entre os dois países são bastante antigas e têm se fortificado ao longo do tempo. Podemos dizer que a China está sempre presente nos momentos mais difíceis de Moçambique”, disse Esperança Bias, recordando o recente apoio da China durante a pandemia da covid-19.

Falando num encontro virtual com o Presidente da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPC), Wang Yang, Esperança Bias reconheceu que as relações bilaterais de cooperação entre a Moçambique e a China são estáveis, e avançou que pretende fortificar as relações económicas e políticas entre as nações.

“Moçambique e a China cooperam nas áreas política, económica e social. A relações são bastante boas, e isto pode ser testemunhado pela troca de delegações dos dois países. Estas relações estão fortificadas através da participação no Fórum China-África e da Iniciática Cinturão e Rota”, referiu a Presidente do Parlamento, citada pela RM.

Ainda durante o encontro, Bias falou do estágio de desenvolvimento de Moçambique e destacou que a actual situação política da nação estável.

A Presidente Parlamentar também disse que apesar dos ataques terroristas no norte do país as instituições estatais e privadas já retomaram o seu funcionamento graças ao empenho abnegado das forças de segurança.

“Esta firmeza das Forças de Defesa e Segurança de Moçambique, aliada ao apoio directo dos países da SADC [Comunidade de Desenvolvimento da África Austral] entre outros, as populações já começam a regressar as suas zonas de origem”, disse.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.