A petrolífera estatal indiana vai investir 1.8 mil milhões de dólares nos próximos três ou quatro anos no projecto de exploração de Gás Natural Liquefeito (GNL) liderado pela francesa TotalEnergies.
A Bharat Petroleum Corporation (BPCL) está esperançosa do re(início) das actividades no primeiro semestre próximo ano, dados avanços alcançados pelo Governo no combate ao terrorismo na província de Cabo Delgado, onde decorrem actividade de prospecção de gás.
A BPCL tem uma participação de 10% no projecto e um contrato de e 15 anos para 1 milhão de toneladas (mtpa) de GNL por ano.
“O projecto será retomado assim que a situação de segurança for estabilizada de forma sustentável” disse o Presidente/Director de Gestão da BPCL, Arun Kumar Singh.
Além da BPCL, a ONGC estatal e a Indian Oil Corporation (IOC) têm uma participação de 10% cada uma no projecto multimilionário de desenvolvimento de gás natural ao largo da costa do Norte de Moçambique.
A TotalEnergies tem uma participação de 26,5%, juntamente com a estatal moçambicana ENH, que tem 15%, a japonesa Mitsui e Jogmec têm 10% cada uma e a tailandesa PTT tem 8,5%.
Deixe uma resposta