Tete expõe nova variante de ‘Gonandzololo’ na FACIM

Tete expõe nova variante de ‘Gonandzololo’ na FACIM

A província de Tete promete levar uma diversidade de produtos para expor na 57ª Edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM), a mais ‘badalada’ de Moçambique.

A Feira, além de acolher vasto número de empresas de todas as províncias do país, vai contar com a exposição de produtos de 18 países do mundo.

Aquela província do centro moçambicano leva a Maputo mais de 50 empresas expositoras, entre pequenas e médias, segundo dados avançados, na quinta-feira, pela Rádio Moçambique (RM).

Disse a RM que além de apresentar recursos minerais, a província vai expor o seu potencial agrícola e pecuário, entre eles malambe e cabrito.

No entanto, entre as maiores atracções ‘naturais’ da província mais quente do país, está a nova variante do afrodisíaco masculino designado ‘Gonandzololo/ Gonazololo’.

De origem sena/Chisena, língua falada no centro do país, Gonandzololo é uma palavra complexa, composta por duas palavras/radicais, a saber: Gona, que, em português, significa “dormir” + ‘Zololo’, que significa “em pé”. Assim, Gonandzololo, pode, literalmente, significar ‘dormir em pé’, e desta definição fazerem-se outras inferências ou leituras.

Segundo do estudo “Os ritos de iniciação no contexto actual, pág. 366”, que versa sobre práticas tradicionais de educação sexual, Gonandzololo é uma planta muito utilizada como afrodisíaco por jovens de Búzi e Cheringoma, ambos distritos de Sofala, também no centro de Moçambique. Como esta planta, refere o estudo, existe a planta ‘Kisagongo‘, que também prolonga a relação sexual.

O afrodisíaco foi apresentado em outras edições da Facim tendo sido um dos produtos mais procurados, cujo stock foi reposto inúmeras vezes.

A província de Tete em Maputo é representada pelas delegações dos distritos de Marara, Moatize e Zumbo e alguns funcionários do Estado.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.