Viajar para África do Sul fica mais caro a partir de Agosto

As viagens rodoviárias de e para a África do Sul passarão a ser mais caras a partir de 1 de Agosto, uma medida que visa responder aos elevados custos de operação, aliada aos recentes reajustes do preço de combustíveis.

Os passageiros que partem do Terminal Internacional da Baixa para Durban terão de pagar 450 rands (1.710 meticais), contra os actuais 400 rands (1.520 meticais).  Os que têm como destino Joanesburgo vão gastar 400 rands (1.520), contra os actuais 350 (1.330 meticais) e os que partem para Rustenburg vão pagar 500 rands (1.900 meticais), uma subida em mais de 50 rands (190 meticais). Os viajantes com destino a Nelspruit passarão a pagar 230 rands (874 meticais), contra os actuais 200 rands (760 meticais) e os que vão a Komatipoort que despendem, actualmente, 30 rands (114) vão gastar 40 rands (152 meticais).

Segundo o presidente da Associação dos Transportadores Internacionais da Baixa, Frederico Ambrósio, a revisão em alta da tarifa é motivada pela subida do preço dos combustíveis, tanto em Moçambique como na África do Sul e os elevados encargos para a manutenção de viaturas.

As novas tarifas resultam do consenso entre as associações dos transportadores internacionais dos dois países e homologação do Ministério dos Transportes e Comunicações. Ambrósio disse que a aplicação das mesmas vai minimizar o sufoco dos transportadores.

“Há quatro anos que não actualizamos a tarifa. Por isso, o actual reajuste é insignificante. O ideal seria aumentar o preço do serviço em 50 porcento”, disse.

Ambrósio afirmou que também está a ser equacionada a actualização da tabela das viagens para o Reino de Eswatini. Segundo ele, brevemente haverá interacção com os transportadores que operam nesta rota para a busca de consensos em torno da matéria.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.