Iniciou esta terça-feira a recolha de dados no quadro do I Inquérito Nacional sobre o Impacto do Acesso à Energia Sustentável em Moçambique. O lançamento da operação, que abrange todo o país, terá lugar no bairro da Mavalane, na cidade de Maputo, e irá decorrer até 30 de Junho.
A informação foi tornada pública por uma fonte da Direcção de Estatísticas Sectoriais e de Empresas do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Trata-se de uma operação que tem como objectivo recolher dados que sirvam de bases de evidências para o conhecimento sobre o acesso à energia sustentável e moderna nos agregados familiares e nas comunidades em geral.
A informação a ser recolhida durante o inquérito irá contribuir para a chamada “iniciativa Energia Sustentável para Todos”, inscrita nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentáveis definidas pelas Nações Unidas.
A realização do projecto está a cargo do INE em coordenação com o Ministério dos Recursos Minerais e Energia e a Empresa Pública Electricidade de Moçambique (EDM), e conta com o financiamento da NORAD – Agência Noroeguesa de Desenvolvimento.
Para esta operação foram seleccionados 6480 agregados familiares e 285 áreas de enumeração, para os quais foram destacadas 13 brigadas.
Outro dos objectivos a alcançar com a iniciativa é desenvolver e fortalecer as capacidades do INE nos capítulos técnicos e de recursos humanos, bem como criar bases que contribuam para melhorar a planificação baseada em evidências com vista a facilitar o acesso à energia sustentável em todo o país, entre outros.
Refira-se que o acesso às energias renováveis e acessíveis constitui o sétimo Objectivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da agenda 2030, adoptados pela quase totalidade dos países do mundo, no contexto das Nações Unidas.
O cumprimento desta tarefa requerer actividades coordenadas de monitoria e avaliação do impacto de implementação dos projectos ligados à energia.