A equipa de Mercado de Capitais e Dívida (DCM) do Rand Merchant Bank (RMB) colaborou com o Bank of Industry (BOI), a maior, mais antiga e mais rentável Instituição Financeira de Desenvolvimento (DFI) da Nigéria, na emissão de um Eurobond no valor de 700 milhões de EUR, através de Títulos de Participação de Nota Sénior 144A/RegS, irrevogável e incondicionalmente garantidos pelo Governo Federal da Nigéria.
O Rand Merchant Bank (RMB) é o parceiro bancário corporativo e de investimento do FirstRand Bank Limited – do qual o FNB Moçambique é igualmente uma divisão.
O BOI, é a primeira DFI nacional africana a emitir um Eurobond público e está empenhada em transformar o sector industrial da Nigéria através da prestação de serviços de consultoria financeira e de negócios para a criação de grandes, médias e pequenas empresas, e da modernização de negócios existentes.
O mandato do BOI está assente no Plano Nacional de Desenvolvimento da Nigéria 2025 e na Agenda de 2050, que pretende tirar cem milhões de nigerianos da pobreza em 10 anos. A instituição encarrega-se de financiar o desenvolvimento de micro, pequenas e grandes empresas. Este acordo representa o primeiro Eurobond da instituição, a prestação da primeira garantia soberana sobre um Eurobond, e também a primeira transacção Eurobond da Nigéria, originando uma referência para outros potenciais emissores da região.
Este instrumento de cinco anos, em euros, é caucionado pelo Governo Federal da Nigéria e emitido com um rendimento de 7,500%. O Banco de Investimento esperava angariar até 500 milhões de EUR, mas mobilizou com sucesso 700 milhões de EUR após a subscrição de uma carteira de títulos 1,5 vezes superior, composta por investidores internacionais de renome, que compram e retêm títulos. A transacção foi antecedida por um extenso roadshow global de três dias, incluindo uma interacção de investidores do Reino Unido, Europa Continental e EUA.
As notas serão cotadas na Bolsa de Londres com a classificação de B2 (Stable outlook) e B (Stable outlook) das agências de classificação Moody’s e Fitch, respectivamente.
RMB , a divisão de merchant banking do FirstRand Banking Group, proprietário do FNB Moçambique, foi nomeado coordenador global e bookrunner activo para a transacção juntamente com outros bancos, com o RMB a assegurar que a história de crédito e o impacto do BOI no desenvolvimento estejam perfeitamente alinhados com uma base diversificada de investidores globais.
Chidi Iwuchukwu, Chefe da Banca de Investimento doRMB para a África Ocidental disse: “É extremamente satisfatório trabalhar em estreita colaboração com o DFI nigeriano para concretizar os seus objectivos de desenvolvimento, visando criar postos de trabalho e permitir o crescimento e a sustentabilidade das empresas em diferentes sectores da economia da Nigéria. A emissão internacional efectuada por clientes da África Ocidental tem continuado a crescer e o RMB orgulha-se de ter tido a oportunidade de apoiar uma entidade local no acesso a capital, a nível global.”
Suliyat Adeleke, DCM Transactor no RMB referiu: “Como profissional de banca em matéria de DCM, que procura oportunidades na Nigéria há vários anos, o sucesso da transacção é muito gratificante. Sendo nigeriana-britânica, estou entusiasmada com a oportunidade de prestar serviços a um dos meus países de origem. Como membro da juventude nigeriana feminina na diáspora, estou entusiasmada com esta transacção e sinto-me pessoalmente investida no sucesso do BOI, considerando que o empoderamento dos Jovens e Mulheres Nigerianas constitui uma parte essencial do mandato de desenvolvimento do BOI. Estou igualmente orgulhosa pelos esforços envidados pelo BOI e faço votos de sucessos à Instituição na concretização da sua visão.”
Desde Novembro de 2021, O BOI detém um activo total de 4,3 mil milhões de dólares e tem um histórico de desenvolvimento de mais de 60 anos. A Instituição apoia projectos com potencial impacto de desenvolvimento, impactou positivamente cerca de três milhões de empresas e conta com a criação de sete milhões de empregos desde 2015. O Banco tem, também, concentrado os seus esforços em sectores emergentes que são tipicamente mal servidos por outras instituições financeiras: a juventude, empresas de propriedade feminina, energias renováveis e a indústria do entretenimento.
Peter Blenkinsop, CEO do FNB Moçambique, salientou: “É extraordinário para o FNB Moçambique poder recorrer à experiência internacional e africana do Grupo FirstRand. Parte dos serviços que prestamos aos nossos clientes é a disponibilidade de tais competências além fronteiras”. O FirstRand é o maior banco em África por capitalização de mercado.
Olukayode Pitan, Director Executivo e Chefe do Executivo do BOI, referiu que a emissão está alinhada com a Agenda 2050 e o Plano Nacional de Desenvolvimento da Nigéria 2025: “A Agenda 2050 é o plano de desenvolvimento nacional a longo prazo da Nigéria destinado a assegurar o desenvolvimento nacional sustentado, e a apoiar os interesses estratégicos regionais e globais da Nigéria.”