MINEDH pondera retomar calendário normal de aulas após alívio das medidas restritivas

O calendário normal das aulas poderá ser retomado no presente ano lectivo, com o alívio das medidas restritivas impostas pela pandemia da Covid-19.

Segundo a porta-voz do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH), Gina Guibunda, a sua instituição está a debater essa possibilidade, porém, para que se efective, é necessário que todas as escolas tenham condições de prevenção da doença.

“É verdade que desde 2020, aquando da eclosão da doença, as instituições de ensino foram criando condições para a prevenção, mas precisamos de ter a certeza de que estas estão preparadas para a retoma do calendário normal”, disse.

Gina Guibunda acrescentou que o sector da Educação sempre trabalhou normalmente, pelo que não constitui dificuldade voltar ao modelo anterior. Precisou que o princípio da rotatividade nas aulas foi apenas um reajuste para evitar a propagação da doença, mas, no geral, as escolas estão preparadas.

Contudo, Guibunda frisou que o Governo aliviou algumas medidas, mas o sector da Educação e Desenvolvimento Humano precisa de se reorganizar para o regresso ao modelo anterior com segurança.

Partilhar este artigo