A empresa automotiva Geely, detentora das marcas Volvo, Lotus e Polestar, está a direccionar a sua atenção para o competitivo mercado de telefonia móvel.
Fontes internacionais indicam que grupo poderá adquirir a Meizu – uma empresa de smartphones que existe há quase 20 anos, mas que não está a apresentar bons resultados, ultimamente.
Actualmente, a Meizu está a fornecer pouco menos de um milhão de unidades por ano, o que não está nem perto do pico de 20 milhões de há vários anos. As principais questões na frente da Meizu são a limitada capacidade de produção dos módulos OIS e as campanhas de marketing mal-sucedidas.
A Geely está agora a realizar a due diligence ao mesmo tempo que procura um parceiro de produção. Apesar disso, já há indícios de que os seus primeiros smartphones cheguem ao público no próximo ano, 2023.
A empresa chinesa tem estado de olho no negócio móvel há algum tempo e criou uma entidade separada chamada Xingji Times dedicada a este negócio. A empresa contratou alguns executivos-chave da ZTE, Xiaomi, e Oppo para ajudar nos seus esforços.
A Geely já investiu quase 1,5 mil milhões de dólares nesta nova empresa, não incluindo os potenciais custos de aquisição da Meizu.