Cinco estâncias turísticas fecharam as suas portas na Ponta do Ouro, distrito de Matutuíne na província de Maputo. Em causa estão os efeitos severos de covid-19 que ditaram o encerramento das praias.
A situação está a inquietar a Associação dos operadores turísticos da ponta de Ouro que estavam na expectativa de acolher muitos turistas nesta quadra festiva.
A agremiação reafirma que reuniu todas as condições para acolher turistas, respeitando escrupulosamente todas as medidas de prevenção de covid-19.
Segundo a presidente do Conselho Provincial de Turismo na província de Maputo, Celma Issufo, as medidas incluíam regras de acesso as praias observando todas as medidas de prevenção da pandemia.
Abdul Adamo, Presidente da Associação dos Operadores económicos da Ponta de Ouro, espera que a situação se reverta e reconhece que equilibrar a saúde e a economia em época pandémica não constitui tarefa fácil.
Adriann Radsohn e sua esposa são turistas provenientes da vizinha África do Sul. Pretendiam comemorar a quadra festiva na Ponta de Ouro e encontram-se num resort com capacidade para receber acima de mil utentes, mas actualmente são os únicos hóspedes.
“Chegamos na segunda-feira, mas esta a ser difícil ficar por mais de três dias porque não estamos a fazer nada, não podemos ir à praia e nem caminhar pelas ruas por muito tempo, por isso vamos ficar durante poucos dias. Tínhamos o objectivo de ficar por 12 dias, mas não será possível porque não há condições para ficar e amanhã regressamos a África do Sul”, disseram à reportagem da Rádio Moçambique.