Conheça o robô sul-africano para automatizar ambientes mineiros de difícil acesso

Conheça o robô sul-africano para automatizar ambientes mineiros de difícil acesso

O Dwyka Mining Services – parceiro de integração de tecnologia mineira – lançou, na África do Sul, o “Spot, um robô quadrúpede projectado pela Boston Dynamics, com sede nos EUA, para atender a uma variedade de aplicações mineiras.

Segundo Dwyka MD Jamie van Schoor, o “Spot” foi inteiramente concebido para a indústria mineira como o objectivo de fazer levantamentos sísmicos, detecção de gás, varrimento a laser, inspecção de linhas de correias transportadoras e túneis e operações de resgate e salvamento.

Particularmente, o “Spot” poderá trabalhar em áreas estanques ou de poucas possibilidades de manobra, uma vez que é capaz de atravessar terrenos difíceis tanto à sua altura normal como agachado.

O Spot foi concebido para conduzir operações autónomas, tais como “autowalks” de rotina de instalações e operações acima do solo, bem como subterrâneas.

No entanto, o Spot também pode ser controlado remotamente por um operador, que tem uma visibilidade de 360º como resultado de câmaras viradas para a frente, laterais e traseiras, melhoradas em ambiente de pouca luz pela capacidade de infravermelhos fora da prateleira.

Dwyka apresentou duas versões do Spot para empresas mineiras sul-africanas, incluindo o Spot Explorer e Spot Enterprise, sendo esta última mais adaptável ao funcionamento autónomo uma vez que pode acoplar-se a uma estação de carga e descarga de dados que também oferece uma função de carga rápida.

O robô com mobilidade animal permite uma navegar relativamente fácil em ambientes condicionados, como também pode subir degraus.

O “Spot” tem capacidade de transportar várias cargas de até 14 kg, incluindo uma câmara de alta resolução e zoom; sensores de detecção de luz e de alcance; imagens térmicas; sensores auditivos para identificar fugas audíveis, tais como a de ar comprimido; e alimentos, água e suprimentos médicos para operações de resgate e salvamento. E para estas situações, também pode ser configurado para transportar lanternas, microfone e altifalante para facilitar as comunicações nos dois sentidos às pessoas presas.

O robô também está disponível uma versão Spot Arm dedicada. Este Spot vem equipado com um braço manobrável, que não pode ser removido, que pode interagir e recolher itens, e abrir portas.

Spot pode ser controlado utilizando um controlo remoto baseado em consolas de jogos Xbox, permitindo assim a qualquer pessoa que tenha utilizado uma Xbox adaptar-se mais facilmente à utilização do robô.

Os robots Spot têm sido utilizados numa variedade de ambientes, incluindo instalações de produção de energia, instalações nucleares desactivadas, pisos de fábricas, locais de construção e laboratórios de investigação.

Os Spots também têm sido utilizados para explorar projectos para indústrias criativas, tais como dançar no palco e actuar em parques temáticos.

Fonte: mw

Partilhar este artigo