Facebook abandona tecnologia de reconhecimento facial

A plataforma social Facebook vai deixar de utilizar a tecnologia de reconhecimento facial e eliminar todos os dados que acumulou desde 2010 – ano de início de utilização da tech – com a ferramenta de milhões de utilizadores.

O vice-presidente da empresa com o pelouro da inteligência artificial, citado em comunicado, referiu que a esta posição da vai plasmar a sua importância como uma das maiores evoluções no uso da tecnologia de reconhecimento facial.

“Mais de um terço dos utilizadores diários da Facebook activaram o reconhecimento facial e podem ser reconhecidos”, devendo-se eliminar, portanto, mais de mil milhões de modelos numéricos de reconhecimento facial, segundo Jerome Pesenti.

Esta decisão inesperada significa que alguns instrumentos populares da rede vão deixar de funcionar, por exemplo, o algoritmo vai deixar de identificar as pessoas presentes em uma foto, quando alguém a publicar.

Actualmente, a Facebook lida com várias acusações associadas à divulgação de documentos internos por uma sua ex-funcionária, alegando que a plataforma coloca milhares de vidas em risco em benefício de maganatas.

A ex-colaboradora, Frances Haugen, tem assegurando em várias instâncias e conferências que a empresa de redes sociais coloca os seus lucros à frente da segurança dos utilizadores.

Fonte: cmjornal

Partilhar este artigo