Eni Adquire 20% de Participação no Maior Projecto Eólico Offshore do Mundo

A empresa italiana de petróleo e gás Eni está a reforçar os seus investimentos em energias renováveis. Agora participa com 20% no Projecto Eólico offshore 1.2 GigaWatt (GW) Dogger Bank C, no Reino Unido, através da aquisição de uma participação de 10% de cada uma das empresas, Equinor e SSE Renewables.

Com esta aquisição, a Eni tornou-se agora parceira da Equinor e da SSE Renewables nas três fases do maior Projecto Eólico Offshore do mundo, tendo adquirido no final do ano passado uma participação de 20% em cada uma das Fases A e B do projecto Dogger Bank.

“Com essa transacção, continuamos a acelerar a nossa estratégia de crescimento em energias renováveis, bem como a fortalecer a nossa presença no mercado de energia eólica offshore no norte da Europa. É, portanto, uma nova etapa no nosso processo de redução total das emissões líquidas de processos e produtos industriais”, disse, Claúdio Descalzi, CEO da Eni.

Ao adquirir sua participação no Dogger Bank C, a Eni adiciona 240 MegaWatt ao seu portfólio. O objectivo é ajudar a desenvolver mais de 6 GW (líquido) de capacidade instalada de energias renováveis, ​​até 2025.

O Director-financeiro da SSE, Gregor Alexander, disse que o negócio da terceira fase do projecto com a Eni “representa um bom valor para os accionistas e nos permitirá continuar a captar dinheiro para a criação de mais activos de electricidade de baixo carbono”.

Após a conclusão do negócio, em todas as fases do projecto Dogger Bank (A, B e C), a Equinor e a SSE Renewables terão cada uma 40% das participações, e a Eni 20%.

“Tal como acontece com as fases A e B, a C está em linha com a nossas estratégia de aceder mercados selectivos e em escala”, declarou, Pål Eitrheim, vice-presidente executivo da Equinor, empresa que pode ter captado da Eni cerca de 95,4 milhões de dólares pelos 10% da fase C.

O financiamento total do Projecto Eólico deve estar concluído ainda este ano. No entanto, a conclusão da transacção para a terceira fase do projecto deve acontecer dentro do primeiro trimestre do próximo ano, sujeito às condições habituais de ajuste de preços.

Uma vez concluído, o maior Projecto Eólico do Mundo, Dogger Bank, vai produzir, em 2026, cerca de 18 TeraWatt por hora de energia renovável, suficiente para fornecer 5% da procura total do Reino Unido, capaz de abastecer em torno de cinco milhões de habitações.

Os parques eólicos Dogger Bank estão localizados a mais de 130 Km da costa do condado de Yorkshire, na Inglaterra. Devido ao seu tamanho e escala, o parque geral está a ser construído em fases consecutivas (A, B e C) de 1,2 GW cada.

Partilhar este artigo