Mais de 280 mil pessoas poderão ser afectadas por inundações na região centro

Mais de 280 mil pessoas correm risco de serem afectadas por inundações moderadas na presente época chuvosa, que termina em Março de 2022. Tratam-se de pessoas que vivem nos distritos de Tambara, na província de Manica, Chemba, Caia, Marromeu, Marínguè e Cheringoma, em Sofala, Mopeia e Morrumbala, na Zambézia, bem como Mutarara, em Tete, sendo que a área abrangida é de 14 mil quilómetros quadrados.

O Comité da Bacia do Zambeze, instou há dias, durante a XXII Sessão, para população a precaver-se de forma a evitar-se danos maiores bem como manterem-se vigilantes de forma que não haja perdas humanas.

“Devemos manter a vigilância permanente, acompanhando as informações diárias divulgadas pelas entidades competentes. Em 2019 tivemos perda de vidas humanas e patrimoniais, pelo que devemos redobrar a precaução nesta época chuvosa”, apelou secretária de Estado em Tete, Elisa Zacarias.

Enquanto isso, o director da Divisão de Gestão da Bacia do Zambeze na Administração regional de Águas do Centro, Instituto Público (ARA Centro, IP), Eurico Saize, garantiu que está em curso a implementação do plano de contingência, que consiste, basicamente, no pré-posicionamento das equipas, medição do caudal e reparação ou manutenção das estações climatológicas.

Partilhar este artigo