A União das Associações Europeias de Futebol (UEFA) proibiu o clube holandês Ajax de usar um novo equipamento que honra o cantor de reggae Bob Marley, por carregar três passarinhos na base da gola em homenagem a música “Three Little Birds”.
Ao estreiar o kit contra o PEC Zwolle recentemente, a UEFA Forçou o Ajax e adidas a alterar ligeiramente o design. Por conseguinte, a versão match apresenta o dorso todo preto, sem os três pequenos pássaros vermelhos, amarelos e verdes que originalmente apareciam um pouco abaixo da gola.
Segundo o Ajax, no entender da UEFA, trata-se de “um símbolo adicional, para lá do clube, do patrocinador de equipamentos ou da camisola em si”.
A música de Bob Marley tornou-se um “hino não oficial” do clube há mais de dez anos. A ligação entre o Ajax e Bob Marley remonta a um jogo amistoso contra o Cardiff no País de Gales, em Agosto de 2008.
Após o confronto, o Ajax convidou o fãs do Cardiff a permanecerem no estádio e a música de Marley, Three Little Birds, tocou nos alto-falantes.
Os fãs do Ajax gostaram bastante da música que logo a adoptaram como o seu hino não oficial. O Ajax toca a música em todos os jogos quando é o anfitrião.
Apesar de violar os regulamentos da UEFA, o terceiro kit inspirado em Bob Marley provou ser muito popular. Segundo publicacoes, o gerente de marketing do Ajax, Menno Geelen, disse que “vendeu pelo menos quatro vezes mais do que qualquer outra camisa do Ajax”.
No entanto, a UEFA disse que só devem fazer parte dos equipamentos o logotipo do clube e/ou do patrocinador. Isto significa que os passarinhos não estão contemplados no regulamento.
Os Regulamentos de Equipamento da UEFA referem que a “zona do colarinho” deve “conter apenas a identificação da equipa, de acordo com o Parágrafo 19.01. A zona do colar não deve conter nenhuma identificação do fabricante ou publicidade do patrocinador”.