Cabo Verde quer instalar delegação da OTM

Cabo Verde está a negociar a instalação de uma delegação da Organização Mundial do Turismo (OTM). Deverá ver ratificado um novo mandato como membro do Conselho Executivo da Organização, disse Carlos Santos, ministro do Turismo e dos Transportes. 

Carlos Santos, referiu que a decisão resulta da 64.ª reunião da Comissão Regional Africana da OMT (Agência das Nações Unidas). A reunião decorreu de 02 a 04 de Setembro, na Ilha do Sal, com cerca de 200 participantes de 30 países.

“Foi uma reunião que trouxe resultados positivos para Cabo Verde do ponto de vista político porque, em primeiro lugar, renova o mandato na comissão executiva, que é o órgão máximo executivo da organização. Isto reforça o papel de Cabo Verde enquanto pequena nação que busca naquilo que é a utilidade das relações internacionais estar presente e fazer-se presente”, destacou, citado pela Lusa. 

Sabe-se que o turismo representa cerca de 25% do Produto Interno Bruto (PIB) de Cabo Verde com um recorde de 819 mil turistas em 2019. Contudo, o sector está praticamente parado desde Março de 2020, devido às restrições impostas pela Covid-19. 

A indicação dos países africanos, aprovada no Sal, para um novo mandato de Cabo Verde no Conselho Executivo da OMT, deverá ser ratificada na 24ª Assembleia-Geral da OMT. A mesma irá ocorrer de 30 de Novembro a 03 de Dezembro do ano em curso, em Marraquexe, Marrocos. 

“É quase um dado certo que entregaremos esse órgão máximo por mais quatro anos”, realçou Carlos Santos.

O governante explicou que após a realização desta reunião no Sal, foi possível “reforçar as relações” com a OMT, através da assinatura de um protocolo, que já estava em preparação, para a criação da marca “Cabo Verde” pela Interbrand.

Partilhar este artigo