Após o lançamento da campanha de comercialização agrícola, em Abril deste ano, o país já vendeu mais de seis milhões de toneladas de produtos diversos, de um volume projectado de cerca de 15 milhões de toneladas. Estes indicadores representam um nível de realização de 39% e um crescimento na ordem de 6% comparativamente a igual período do ano de 2020.
Para o efeito, destacaram-se nesta campanha de comercialização produtos como mandioca com 2 043,110 toneladas, milho com 1 825,268, hortícolas na ordem dos 836 076 e feijões com 363 563 toneladas.
Este resultado, considerado positivo por uma fonte do Ministério da Indústria e Comércio (MIC), foi alcançado numa época atípica e teve um estímulo de cerca de 199 operações rotativas de comercialização agrícola, que foram financiados pelo Governo e parceiros, num montante de aproximadamente 216 milhões de Meticais, para melhorar e aumentar a venda dos produtos agrícolas.
Este movimento foi criado com a finalidade de aliviar o constrangimento na falta de recursos financeiros para a compra da produção das mãos dos camponeses e está a ser uma mais-valia para inverter o cenário.
Nota-se que nesta componente foram conservadas 3 069 toneladas de produtos diversos, que transitaram do ano de 2020, o que permitiu que 70 operadores, dos quais 65 pequenos agricultores e comerciantes, e cinco grandes operadores de comercialização agrícola, pudessem garantir a continuidade da oferta de produtos bem como a estabilização do preço nos mercados locais em momentos de escassez.