Observatório do Meio Rural preocupada para as crianças e mulheres na região de Cabo Delgado

O Observatório do Meio Rural (OMR) alerta para os graves impactos do terrorismo na província de Cabo Delgado no extremo norte do país. A organização denúncia as sevícias que são alvo na sua maioria mulheres e crianças nas áreas afectadas pela insurgência armada.

Já lá vão cinco anos que os terroristas actuam em vários distritos da província de Cabo Delgado e mais recentemente nas províncias de Niassa e Nampula. Mas é em Cabo Delgado onde o Observatório do Meio Rural foca a sua atenção no tratamento que é dado aos cidadãos sobretudo as mulheres e crianças que sofrem várias violações quer dos terroristas assim como das Forças de Defesa e Segurança.

Neuza Balane é Investigadora do Observatório do Meio Rural: ” são violentadas, são espancadas, sofrem vários tipos de hostilidades por parte dessas entidades, entidades que outrora deveriam lhes proteger, mas são os que incitam novas dinâmicas de violência ou novas configurações de violência. Então as mulheres que sentem a violência física de uma forma directa são as mulheres raparigas ou adolescentes que são raptadas.”

Raptadas e forçadas a contrair casamentos nas bases dos insurgentes. Uma chamada de atenção feita pelo Observatório do Meio Rural durante a sexta conferência Internacional do Instituto de Estudos Sociais e Económicos IESE que decorreu de segunda-feira a quarta-feira, em Maputo.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.